Vídeos Imperdiveis

Loading...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Neuroteologia

Cientistas estudam relação entre Deus e o cérebro através da “Neuroteologia”


Nos Estados Unidos, cientistas estão desenvolvendo uma pesquisa que busca estudar a relação entre Deus e o cérebro. Através da “Neuroteologia”, eles estão observando como a prática da oração e meditação influenciam a atividade cerebral humana e como isso estaria ligado à ligação com o transcendente, a uma dimensão espiritual.
Maria Beatrice Toro, uma das pesquisadoras, diz que, “Os novos estudos, publicados no International Journal of the Psychology of Religion, mostram que a situação neurológica correspondente à experiência espiritual é mais complexa do que haviam pensado os primeiros estudos de Newberg e de D’Aquili: mais de uma área distinta, segundo os cientistas da Universidade Missouri, se trataria de múltiplas áreas que se ativam segundo um esquema peculiar”.
A cientista explica que, “A espiritualidade, com base nesses estudos, aparece como algo dinâmico que utiliza diversas partes do cérebro para poder ser experimentada”. Eles têm observado a atividade de alguns componentes do cérebro como o lóbulo parietal direito, o lóbulo frontal, etc, e como esses elementos se comportam mediante experiências espirituais.
O objetivo da “neuroteologia” é esclarecer que existe uma relação entre a atividade cerebral com a espiritualidade, e que essa atividade seria a explicação para a transcendência, trata-se de uma forma de traduzir a experiência espiritual em uma compreensão sob o aspecto neurológico.
 
Comentário:

Mai uma vez a ciência querendo explicar a relação entre Deus e o cérebro.......Este relacionamento é algo que jamais poderá ser desvendado cientificamente, pois não há e nem haverá homem algum no mundo capaz de desvendar os mistérios de Deus e o seu modo único de abordar a sua principal criatura. Penso que é muita inocência ou talvez soberba do ser humano tentar compreender mistérios de Deus. Lembram de em uma explanação do Senhor no livro de Jó? 38:3-7 "Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
Jó não foi capaz de responder estas indagações e todo o restante dos próximos versículos..... Poderia um indivíduo de hoje responder? Agora, e se a neuroteologia quiser estudar a ação cerebral com o pentecostalismo? Já viu que não dá né?

3 comentários:

  1. Concordo!

    O Homen jamais conseguirá desvendar cientificamente os mistérios de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Bom saber que vc tem a mesma opinião. Valeu!

      Excluir
  2. Muito bom esse artigo,e tambem esse Blog...

    ResponderExcluir