Vídeos Imperdiveis

Loading...

sábado, 26 de janeiro de 2013

Cristão bebe vinho?


O vinho é uma bebida conhecida á séculos e realmente possui um bom paladar, mas muitas pessoas ainda se encontram duvidosas quando estão em situações tentadoras que favorecem o consumo da bebida. Mas todo bom e verdadeiro cristão, ou seja, aquele que conhece a palavra de Deus e a pratica deve ser cauteloso neste momento, agindo com a sabedoria que a bíblia transmite.
Em todos os momentos da vida em que devemos tomar decisões é necessário buscar auxilio de Deus em oração e também consultando as sagradas escrituras para não decepcioná-lo. No entanto, não é diferente quando estamos em dúvida se algo é agradável ou não para o Espírito Santo. A princípio é interessante ressaltar que não há comprovação através de exegese bíblica que aquele que bebe o vinho não alcançará salvação, mas temos que entender que quando a palavra vinho é citada em alguns trechos da bíblia pode estar se referindo ao vinho alcoólico ou ao não alcoólico. No capítulo 20:1 do livro de Provérbios diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Baseado nesta passagem é percebido que aquele que faz o uso da bebida não é sábio, o que na linguagem bíblica do autor quer dizer ‘desprovido de inteligência’ além de ser escarnecedor, que já é um motivo para se tornar um indivíduo sem comunhão com o altíssimo ( Salmo 1). Porém o novo testamento no livro de João capítulo 2:3 relata uma festa em Caná da Galiléia em que na ocasião Maria disse á Jesus: “Não tem vinho” o que ouvindo Ele disse: “Enchei de água estas talhas e encheram-nas até em cima”, (v8) “Logo depois o mestre-sala provou a água feita vinho” (v9). Este vinho obviamente não era alcoólico, e sim puro suco de uva. Lembra que Jesus era um exímio conhecedor das escrituras por já existir antes da fundação do mundo? Do contrário se bebesse o vinho com contenda (Efésios 5:18) e partilhasse com o povo não estaria Ele desobedecendo ao que está escrito no livro do profeta Habacuque 2:15? : “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre e o embebedas, para ver a tua nudez.” Outra passagem expressa perfeitamente que Deus se agrada do consumo do vinho puro sem álcool: “Assim diz o Senhor: Como quando se acha vinho em um cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há benção nele, assim farei por amor de meus servos, para que os não destrua a todos(Isaías: 65:9).

Não se deixe levar pelo desejo, busque na palavra de Deus o que está mais coerente com a santidade, pois o desejo acompanhado da fraqueza carnal e espiritual abre porta para a entrada do pecado e desagrada o Espírito Santo. Por acaso Ele opera maravilhas através de alguém cheio de vinho? Existe algo melhor do que ser usado por Deus?


Escrito por Anderson Dalcin

Nenhum comentário:

Postar um comentário