Vídeos Imperdiveis

Loading...

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Guardar o sábado ou não?

Esta questão é bastante polêmica no meio evangélico justamente por gerar várias dúvidas, mas naturalmente não se trata de um bicho de sete cabeças. A substituição do sábado pelo domingo não é algo sustentável para os adventistas. Para eles os evangélicos não são filhos de Deus enquanto guardam o domingo, em substi­tuição ao sábado e fazem de Êxodo 20 uma ‘arma’ contra a igreja evangélica.
Dos dez mandamentos registrados em Êxodo 20, o Novo Tes­tamento ratifica apenas nove, excetuando o quarto, que fala da guarda do sábado.
O Novo Testamento repete pelo menos 50 vezes o dever de adorar somente a Deus,12 vezes a advertência contra a idolatria, 4 vezes a advertência para não tomar o nome do Senhor em vão,6 vezes a advertência contra o homicídio,12 vezes a advertência contra o adultério, 6 vezes a advertência contra o furto, 4 vezes a advertência contra o falso testemunho, 9 vezes a advertência contra a cobiça.
Em nenhum lugar do Novo Testamento, no entanto, é encon­trado o mandamento de guardar o sábado.
           Segundo a Bíblia, Jesus teve o seu nascimento prometido se­gundo a Lei (Dt 18.15); nasceu sob a Lei (Gl 4.4); foi circuncidado segundo a Lei (Lc 2.21); foi apresentado no templo segundo a Lei (Lc 2.22); ofereceu sacrifício no templo segundo a Lei (Lc 2.24); foi odiado segundo a Lei (Jo 15.25); foi morto segundo a Lei (Jo 19.7); viveu, morreu e ressuscitou segundo a Lei (Lc 24.44,46).
Atualmente guardamos o domingo sabe por que?

. Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9).
. O Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes, um dia de domingo (Lv 23.15,16,21; At 2.1-4).
• Os cristãos dos tempos apostólicos costumavam reunir-se aos domingos para celebrar a Santa Ceia do Senhor, pregar, e se­parar suas ofertas para o Senhor (At 20.7; 1 Co 16.1,2).
. Barnabé: "De maneira que nós observamos o domingo com regozijo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos".
Justino Mártir: "Mas o domingo é o dia em que todos te­mos nossa reunião comum, porque é o primeiro dia da semana, e Jesus Cristo, nosso Salvador, neste mesmo dia ressuscitou da mor­te".
           O apóstolo Paulo escreveu: "Um faz dife­rença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distin­gue entre dia e dia, para o Senhor o faz" (Rm 14.5,6).
                É importante dizer que nós que guardamos o domingo não desprezamos aqueles que guardam o sábado por que entendemos que o Novo Testamento é a nova aliança que nos desprende da lei, lembrando que Jesus veio por que nenhum homem conseguiria cumpri-la, mas Ele sim cumpriu. Portanto quem quer cuidar em guardar o sábado por se sentir incomodado também é filho do Deus Altíssimo.

Um comentário:

  1. Eu acho que importa mesmo e seguirmos a Jesus alias eu sou adventista e claro não tenho nada contra ninguem que guarde o domingo alias vai ter muita gente da minha igreja que vai se perder, eu aprendi uma coisa religião não salva, salvação ta em Jesus eu penso assim ha muito bom seu blog espero suas visitas em um dos meus blogs seja bem vindo

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    ResponderExcluir